domingo, julio 15, 2007

Museos escolares 18


En una comunicación que circuló por la lista Histeducal se informaba :

Prezados Colegas,
Convidamos para acessarem nosso site "museudaescola.udesc.br", lançado oficialmente no último dia 04, juntamente com a apresentação pública de nosso banco de dados.
O site encontra-se em fase experimental.
Desta forma, gostaríamos de receber críticas e sugestões para aperfeiçoamento. Informamos ainda que no mesmo dia 4 de julho recebemos simbolicamente as chaves do prédio para instalação definitiva do Museu da Escola Catarinense, cuja imagem pode ser visualizada no site.
Atenciosamente
Vera Gaspar (coord.)
Museu da Escola Catarinense
FAEd - UDESC

No ponto mais elevado da rua Saldanha Marinho assenta-se, diretamente sobre a rocha granítica, um prédio de linhas palacianas que já foi o maior da Capital. É ainda hoje um importante referencial urbano-arquitetônico, construção dotada de arte e técnica, com um partido típico das academias brasileiras da mesma época. A antiga Escola Normal, fundada em 1892, está entre os quatro estabelecimentos de ensino profissionalizante mais antigos de Florianópolis, junto ao Liceu de Artes e Ofícios e aos colégios Catarinense e Coração de Jesus . Tornou-se umponto de honra da cultura local, pois agregava o grande contingente de alunos menos abastados, procedentes de diversos grupos escolares, escolas isoladas e complementares das redes municipal e estadual. Em 1927, a Escola Normal sediou a Primeira Conferência Estadual de Ensino Primário, sob a presidência do governador Adolpho Konder e, em 1940, o 9º Congresso Brasileiro de Geografia, acontecimento de repercussão nacional. A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) iniciou suas atividades nesta edificação em 1964, com o curso de Pedagogia. Atualmente o Centro de Ciências da Educação da Udesc sedia os cursos de História, Pedagogia, Biblioteconomia e Geografia. No prédio, tombado pelo Município como um Patrimônio Histórico, há uma biblioteca universitária com acervos especializados.

El sitio puede consultarse aquí

No hay comentarios.: