jueves, agosto 17, 2006

Libros didácticos en Brasil

Durante el transcurso de las XIV Jornadas Argentinas de Historia de la Educación escuchamos una excelente ponencia de Kazumi Munakata y Luna Bocchi (PUC / SP) "La legislación sobre el libro de texto en Brasil (1808 - 1889)".
Tuvimos que volver a preguntarle a Kazumi cuando informó que el proyecto "Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos" tenía ya incorporados 12.000 libros escolares de Brasil.
Gentilmente nos envió el link que sigue más abajo (del cual hemos tomado la ilustración) porque creemos de utilidad una visita.
Citamos de la página web:

EDUCAÇÃO E MEMÓRIA - organização de acervos de livros didáticos
O Banco de Dados LIVRES disponibiliza pela Internet o acesso à produção das diversas disciplinas escolares brasileiras desde o século XIX até os dias atuais e, fornece referenciais e fontes, por intermédio da recuperação de obras e coleta de documentos sobre a produção didática, legislação, programas curriculares, catálogos de editoras, etc. A organização do Banco de Dados LIVRES se insere no projeto temático "Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no Centro de Memória da Educação Escolar, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (CME). A organização do LIVRES caracteriza-se por ser alimentado e ampliado constantemente pelas pesquisas de uma equipe de especialistas da área, que analisam o livro didático em suas diferentes vertentes: conteúdos das diversas disciplinas, processo de produção e história das editoras, memória e usos dos livros em salas de aula. Trata-se de um projeto de pesquisa que tem se desenvolvido no CME com apoio da Biblioteca da FEUSP e convênios internacionais, visando intercâmbios para estudos comparados e acompanhamento das pesquisas em outras instituições.

Tomado de:
http://paje.fe.usp.br/estrutura/livres/index.htm

No hay comentarios.: