miércoles, abril 25, 2007

Revista Língua Escrita


Ceale e Rede Escrita lançam revista eletrônica

Estará disponível no dia 30 de abril, na Internet, o primeiro número da revista eletrônica Língua escrita, um periódico quadrimestral voltado para a discussão de temas ligados à língua escrita, assim como de suas interfaces com a oralidade.
É publicada pela Rede Escrita e pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Está aberta a colaborações.
É um periódico de natureza interdisciplinar, que publica trabalhos que auxiliam na compreensão das diferentes facetas da cultura escrita, de seus impactos, de suas formas de transmissão e apropriação, de sua natureza.
Publica, para isso, tanto trabalhos de natureza teórica quanto de natureza aplicada, assim como estudos bibliográficos, ensaios e documentos e fontes de difícil acesso, quer para possibilitar a discussão mais ampla desses documentos (quando se trata de textos contemporâneos), quer para incrementar o desenvolvimento de estudos históricos sobre o tema (quando se trata de documentos que são parte da memória do letramento do Brasil e em outros países).
Língua escrita publica trabalhos em português, inglês ou espanhol, assim como traduções de artigos redigidos originalmente em outras línguas, e tenham tido uma circulação restrita.
A Rede Escrita é resultante de uma associação de indivíduos e instituições brasileiras que busca o estabelecimento de relações de cooperação para o fortalecimento do campo de estudos sobre a alfabetização e a língua escrita.
A Rede foi construída com o apoio do Ministério da Educação, no quadro de seu programa de Centros de Formação Continuada de Professores e Desenvolvimento da Educação.
A revista se organiza com base nas seguintes seções:
· Estudos e pesquisas: contém ensaios, revisões bibliográficas, resultados de pesquisa
· Relatos de experiência: apresenta estudos de caso ou relatos de experiência com a apresentação de princípios e fundamentos, descrição do caso ou da experiência e análise critica
· Instrumentos pedagógicos: apresenta instrumentos para a ação pedagógica, propostas metodológicas e didáticas
· Documentos: reproduz documentos históricos ou contemporâneos para a divulgação de fontes para a história do letramento no Brasil ou para a discussão de temas controversos contemporâneos
· Resenhas: sintetiza e analisa criticamente livros publicados no País e no exterior
.Para maiores informações, consulte o Portal Ceale (www.fae.ufmg.br/ceale).
Publicado por Antônio A. Gomes Batista en
http://redesenlecturayescritura.blogspot.com

No hay comentarios.: