viernes, diciembre 23, 2005

Memoria de la Lectura

Invitamos a visitar el sitio del Proyecto Memória de Leitura con sede en el IEL (Instituto de Estudios del Lenguaje) de la UNICAMP, Campinas, cuyo objeto de estudio lo constituyen los diferentes aspectos de la lectura con especial énfasis en su historia y en sus prácticas en Brasil.
Es desarrollado por las profesoras Marisa Lajolo y Márcia Abreu y comprende a pesquisadores de varias instituciones.
En la sección "acervo" se transcriben textos que tratan de escuelas y profesores, de censura, de producción y lectura de textos literarios, de obras prohibidas y recomendadas, de la enseñanza de lenguas, de educación indígena, del comercio de libros, etc.
La bibliografía consultada se presenta de una manera visualmente agradble y creativa y vale la pena visitarla por su forma y contenido.
De igual modo recomendamos la línea de tiempo que presenta entre otros ítems:
Literatura
Escrita, publicação, tradução e reedição de obras literárias e encenação de peças.
Iconografia
Representações visuais, pinturas, fotos e desenhos.
Infantis e Didáticos
Escrita, publicação , republicação de livros didáticos, infantis e para-didáticos. Legislação referente a livros didáticos e leitura escolar. Medidas voltadas para a promoção de livros infantis e didáticos.
Metalinguagem
Escrita, publicação, re-edição e tradução de obras de história da literatura, de teoria da literatura, de crítica, de retórica, de poética e de dicionários bibliográficos. Escrita, publicação, re-edição e tradução de dicionários, de gramáticas e de obras de estudo de linguagem. Publicações de prefácios e demais pára-textos de obras literárias relevantes.
Periódicos
Lançamento, fechamento e relançamento de jornais e revistas.
História e Infra-Estrutura
Criação, fusão e fechamento de editoras, tipografias e livrarias. Eventos históricos (quando não brasileiros, indicação entre parêntesis do país). Invenção, aperfeiçoamento, e difusão de tecnologia aplicável a distintos aspectos da leitura. Legislação relativa a produção e circulação de diferentes materiais e fatos relativos a leitura.
Educação e Cultura
Legislação escolar. Criação , transformação e fechamento de instituições de ensino. Nomeação, promoção, demissão de professores e outros profissionais da educação. Eventos culturais e artísticos. Nomeação, promoção e demissão para cargos ligados a instituições culturais e artísticas. Fait divers da vida artística-literária.
Números, Estatísticas e Valores
Remuneração e salário de diferentes profissões, destacando-se atividades intelectuais e docentes. Preço de bens variados, destacando-se livros, jornais e revistas. Direitos autorais pagos a autores. Preço de ingressos para atividades culturais, artísticas e de lazer. Preço de escolas. Índices populacionais. Índices de escolaridade. Índices de freqência a bibliotecas e gabinetes de leiutura. Número de edições e tiragens de obras. Índices da produção editorial e tipográfica. Números de aparelhos de rádios, TV, computadores. Número de salas de cinema.
Ilustración:
Fue tomada del sitio en la sección iconografía.

No hay comentarios.: